quarta-feira, 5 de junho de 2013

Desenvolvimento de Lideres

Ao ler hoje um artigo no .:RH.com.br,  resolvi reiniciar minhas postagens e desta vez vamos ver se os contratempos da vida não me impedirão mais de dar continuidade e esta minha vontade de poder contribuir com você amigo leitor, de minhas observações sobre os aspectos de melhorar cada vez mais a vida dos Lideres em Vendas Corporativas.

Como comentei acima, atualmente criei um hábito de compartilhar com meus colaboradores, Gestores de Vendas Corporativas, artigos e reflexões que estimule neles o autodesenvolvimento, necessário a todos nós que trabalhamos com vendas.

Compartilho então agora com vocês a reflexão desta semana.

Com base no artigo 10 características do Time dos Sonhos, escrito por Patrícia Bispo em 22 de janeiro de 2013 que transcrevo abaixo, faço algumas questionamentos a minha equipe do quanto já estamos realizando e buscando transformar suas equipes de vendas num verdadeiro Time dos Sonhos .

Segue artigo na íntegra:

"Quem gosta de esportes e especificamente de basquetebol, quando escuta a expressão Dream Team - Time dos Sonhos - sabe muito bem porque a seleção norte-americana conquistou a admiração de milhares de pessoas em todo o mundo. No início dos anos 90, o Dream Team conseguiu reunir não somente estrelas dessa modalidade esportiva, mas sim verdadeiros talentos que quando entravam nas quadram mostravam que além de serem excelentes atletas, assumiam a responsabilidade de dirigentes, técnicos e de torcedores de uma verdadeira equipe. Cada um chamava para si a responsabilidade de cumprir o seu papel e quando um colega "falhava", logo recebia o suporte dos que estavam em quadra e daqueles que se encontravam no banco, que torciam por cada passe de bola. Resultado: o Time dos Sonhos tornou-se campeão invicto, durante todo um torneio e conquistou a medalha de ouro das Olimpíadas de Barcelona. Até hoje, nomes que integraram a equipe são lembrados e respeitados por desportistas de todo mundo, a exemplo de Magic Johnson. Mas, o que o Dream Team dos Estados Unidos tem a ver com o universo corporativo. Quem vivencia o dia a dia das empresas sabe que existe muita coisa em comum, afinal as organizações também querem formar seus Times dos Sonhos e colocá-los "em campo" para vencerem desafios constantes. Mas quais são as características de umDream Team organizacional? Listo a seguir algumas delas, que selecionei a partir de conversas e de entrevistas que realizo constantemente com quem atua na área de RH, com gestores e profissionais de vários segmentos.
1 - O Time dos Sonhos que toda empresa deseja precisa ter elevado comprometimento com a empresa e seus pares, tanto em momentos de calmaria como também nas situações consideradas mais delicadas. Contudo, o colaborador só se torna comprometido com a missão, os valores e a visão da empresa quando ele compreende o valor do seu trabalho no contexto organizacional.
2 - A assertividade é outra característica peculiar aos membros de um Dream Team. Ou seja, é a habilidade de saber defender suas ideias e seus sentimentos a partir de argumentos plausíveis e, acima de tudo, respeitando a visão e o ponto de vista das demais pessoas.
3 - Os desafios que surgem diante de um Time dos Sonhos são compartilhados e considerados oportunidades de aprendizado, de crescimento pessoal e profissional. Vale ressaltar aqui que quando menciono "compartilhamento", isso não significa que alguém deva fugir das suas responsabilidades e "jogar a bola" para o parceiro, porque este está pronto para ajudá-lo, mas sim ter consciência de suas atribuições e que se preciso for terá a quem recorrer para auxiliá-lo e quando for preciso, a recíproca deve existir na mesma proporção.

4 - É impossível formar um time dos sonhos sem que exista uma ótima comunicação entre os membros. Para isso, é indispensável que a comunicação torne-se uma via de mão dupla. Em outras palavras: falar e saber ouvir o que o outro tem a dizer devem estar em uma balança equilibrada e todos os níveis hierárquicos precisam estar dispostos a dialogar, a trocar ideias com suas equipes. Sem uma boa comunicação, a tendência é que a empresa forme um Time de Pesadelos.

5 - Um Time dos Sonhos pede um Líder dos Sonhos. Essa liderança se traduz não apenas por ter competências técnicas, mas também aspectos comportamentais relevantes. Deve manter-se próximo aos liderados, no sentido de dar suporte e não usar a sua posição hierárquica para ser temido e delegar ordens para mostrar quem tem o "poder nas mãos".
6 - Pessoas que buscam o constante desenvolvimento, seja no campo pessoal ou profissional são fortes candidatos para ingressarem no Time dos Sonhos. São talentos que vão ao do encontro do autodesenvolvimento e se mantêm do campo de risco, ou seja, da zona de conforto.
7 - Consciência de que o somatório fará a diferença e que o individualismo não existe em uma equipe. Como noDream Team norte-americano, onde todos compartilhavam cada jogada para fazer a cestinha de pontos, no Time dos Sonhos de qualquer organização, a equipe deve sempre manter viva a premissa de que "sozinho não se chaga a lugar algum". É somando esforços que os desafios organizacionais são superados.
8 - Diversidade e respeito às diferenças. Se há anos acreditava-se que uma equipe deveria ser formada por profissionais que tivessem características semelhantes, para evitar conflitos e distorções na linha de ações, hoje a postura das empresas de sucesso mostra o contrário. Empresas que se destacam da concorrência mostram que o diverso apresenta-se como um rico ecossistema, aonde as pessoas com suas características somam experiências e criam um rico campo de aprendizado. Por essa razão, um Time dos Sonhos também respeita a diversidade e supera paradigmas.
9 - Consciência dos colaboradores de que o clima organizacional também é responsabilidade deles. A partir do momento em que se forma um Time dos Sonhos a empresa observa que seus colaboradores mostram-se preocupados com o ambiente em que passam horas, trabalhando todos os dias. Eles chamam para si a responsabilidade de que eles também contribuem para a saúde da empresa, para um ambiente mais agradável e não apenas cruzam os braços, aguardando que a organização institua alguma ação ou programa específico.
10 - A criatividade é outra característica presente no Dream Team, pois seus membros superam o medo de errar e, consequentemente, as metas são alcançadas dia a dia. Contudo, isso só ocorre quando a empresa obviamente dá respaldo ao colaborador, ou seja, disponibiliza os recursos necessários, escuta atentamente as ideias e valoriza as propostas dos seus talentos. O erro é considerado parte do processo de aprendizagem."

Final do texto de Patricia Bispo, fonte: 10 características do Time dos Sonhos

Como você responderia aos questionamentos abaixo:
  1. Como você está em relação aos seus pares? (pares são os colaboradores de uma mesma empresa que possuem os mesmos cargos) Qual é o seu comprometimento em relação ao resultado da Empresa quando você percebe que seu colega, par da função, apresenta uma dificuldade?
  2. Quanto as suas convicções, estas estão embasadas em fatos presenciados, ou comentários recebidos? Você costuma ouvir outras partes envolvidas ou apenas delibera uma decisão?
  3. Quando percebo alguma tarefa que não consigo resolver, simplesmente eu transfiro ou delego a outro que resolva por outro, ou busco aprender com o outro, pois certamente eu o poderei ajudar em outro momento que tenha dificuldade?
  4. Como você se comunica com sua equipe e pares na organização? Procura ponderar, sabendo ouvir todas as pessoas? Evita fazer pré-julgamentos evitando conflitos desnecessários? Procura garantir que o outro com quem você se comunica de fato entendeu o que você deseja? Isto também vale para com os clientes, você procura garantir entendimento deles quanto ao que você está lhe propondo?
  5. Que tipo de liderança você está exercendo? Seu time lhe percebe como um líder, ou apenas o temem como chefe?
  6. Quanto tempo você dedica ao seu autodesenvolvimento? Você está lendo no momento algum livro que lhe auxilie na sua nova função de Gestor ou já se acha totalmente pronto e capacitado para liderar?
  7. Você está estimulando o senso de equipe entre seus liderados ou evidencia a todo instante as individualidades? Reforça pelo feedback a percepção de algum comportamento compartilhado?
  8. Você ao escolher seus colaboradores, prefere aqueles que mais se parecem com você ou procura estilos e características diferentes? Escolhe candidatos por quais razões e critérios? Está certo de que fez as melhores escolhas? Sabe aproveitar as diferenças entre seus subordinados em proveito da equipe?
  9. Quando presencia um fato ou algum procedimento, seja de sua equipe ou da Empresa, o que você faz? Está sempre no aguardo de que algo seja feito? Apoia ou inflama quando presencia um fato de crítica a algum procedimento ou esclarece e procura construir uma proposta de melhoria?
  10. Você tem entregue as suas metas? Sabe como vai fazer para que elas sejam entregues ou apenas se contenta com os resultados que são possíveis serem feitos? Quando não entrega uma meta analisa o que faltou ou transfere a responsabilidade para os sistemas e outras pessoas?


Ótimas reflexões para reavaliar onde verdadeiramente estamos para que possamos construir novos caminhos. Achar que você não precisa aprender mais é o maior erro que cometemos conosco. Aproveitemos sempre as oportunidades para nosso crescimento pessoal e profissional.

Busquemos pessoas que possam nos respeitar e admirar como um profissional, não perfeito, mas que a todo instante está buscando se melhorar, não tendo nenhum ressentimento quando alguém seja um superior ou um subordinado lhe aponte que está no caminho errado, pois normalmente quem está de fora consegue observar nossos comportamentos melhor do que nós mesmos.

O espelho reflete a nossa imagem, e ele não é nem um pouco generoso conosco, reflete o que verdadeiramente está registrando. É um elemento externo nos mostrando em que precisamos melhorar antes de seguir nossos passos em mais um dia de vivências do dia a dia.

Portanto saibamos aproveitar todas as oportunidades de melhoria que nos for apontada, pois ela pode fazer a diferença entre o meu sucesso ou fracasso.

Reflitam nisso.
Wagner Arantes da Rocha

Nenhum comentário: