segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Desafios do Desenvolvimento do Profissional de Vendas

  Num mercado altamente competitivo, cada vez mais as empresas buscam profissionais que estejam interessados em desenvolver um conjunto de competências para atender bem aos seus clientes e entregar bons resultados.
É comum num processo seletivo ouvir dos candidatos a uma vaga que batem suas metas, cumprem com as suas obrigações profissionais, são focados em resultados, e acima de tudo se sentem preparados para os novos desafios que aquela oportunidade lhe proporcionará.


A prática, porém nos mostra um caminho inverso, pois a grande maioria se utiliza destes argumentos apenas para conseguirem as posições que estão concorrendo, no entanto suas entregas com o tempo estão sempre a quem do que as empresas necessitam e das informações apresentadas nas entrevistas.

Em meu dia-a-dia, me deparo constantemente com pessoas que se colocam à disposição para exercer o papel de um consultor de vendas predispondo-se a atuarem neste mercado como tal, mas nem sempre estão preparados e muito menos se prontificam a capacitarem-se para atender os clientes como eles realmente merecem, bem como manter um foco nos resultados necessários para que ele mesmo se torne rentável para os empresários.

Desenvolver pessoas e transformá-las em profissionais completos é o grande desafio que venho perseguindo há mais de 10 anos. Já obtive sucessos, mas também muitos fracassos nesta área.

Esta tarefa se torna ainda mais complexa tendo em vista que depende fundamentalmente do "querer" do profissional.

Nas próximas publicações, iniciarei relacionando pontos que destaco como importantes a serem tratados quando falamos em desenvolver pessoas.

wRocha
02/01/2012








2 comentários:

Exmarc Telecom disse...

Oi, Wagner!

Compartilho do mesmo pensamento e acredito que outros profissionais também tenham essa mesma percepção, mas acredito que ainda seja uma minoria.

Este tema é ótimo para dissertações, pois é bastante fértil e profícuo no que se refere ao interesse das pessoas em se desenvolver no mercado de trabalho.

Adorei o post! Parabéns!

Marcius Victor disse...

Oi Wagner, tudo bem?

Parabéns pelo blog, pela iniciativa e pelo tema abordado!

Acredito ser um tema de difícil abordagem e compreensão porém necessário a cada profissional da área.

Certamente é a dificuldade para outras áreas também e que são mais impostas pelos próprios profissionais do que pelas empresas.

Acredito que a capacitação pessoal é algo importantíssimo e valorizado em algumas empresas mas que está tomando outro foco de uns anos para cá.

Fico na expectativa de novos temas e assuntos.

Até a próxima.